10 de fevereiro de 2024 – Inauguração da exposição “20 Caminhos na Voz de Migrantes”.

Inauguração da Exposição | 20 caminhos na voz de migrantes

Data: 10 de fevereiro, 17h

Local: Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa

Entrada livre.
Inscrições por e-mail para: projetopportunities@eapn.pt

 

Exposição que resulta do Projeto Opportunities (https://www.opportunitiesproject.eu/), desenvolvido pela EAPN-Portugal.

Ao longo de 2022 e 2023 foi possível, através da metodologia das Cross Talks (Conversas Cruzadas), recolher um conjunto de histórias de migrantes que escolheram Portugal para viver e aqui constroem os seus percursos de inclusão. Os migrantes partilham as suas experiências, as suas aspirações e sonhos e o que esperam da sociedade que os acolhe.

 

Para mais informações, consultar: https://www.eapn.pt/eventos/exposicao-20-caminhos-na-voz-de-migrantes/

Ficha de caracterização do projecto

17 de outubro de 2023 – 28 de abril de 2024: Habitar Lisboa

Na Garagem Sul | Centro de Arquitetura, do CCB, de 17 outubro de 2023 a 28 abril de 2024, está patente a  exposição Habitar Lisboa que  procura apresentar algumas das mais carismáticas estratégias arquitetónicas de habitação levadas a cabo na cidade ao longo de 50 anos de democracia.

 

Para mais informações: https://www.ccb.pt/evento/habitar-lisboa/2023-10-18/

10-12 outubro de 2023 – 9.ª edição da ‘Portugal Smart Cities Summit’

Realiza-se, entre os dias 10 e 12 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a 9.ª edição da ‘Portugal Smart Cities Summit’. Contará com a participação de autarquias, entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, universidades, centros de investigação, empresas e ‘startups’ tecnológicas.

Para mais informações: https://www.forumdascidades.pt/content/9a-edicao-da-portugal-smart-cities-summit

19 de Setembro de 2023 – Bibliotecas Vivas – Caminhos para a Inclusão: Histórias de Vida

As Bibliotecas Vivas são uma metodologia inovadora e participativa, que promove o diálogo entre cidadãos de diferentes idades, géneros, estilos de vida e culturas. Permitem desconstruir estereótipos e preconceitos e fomentar a compreensão mútua entre as várias situações de pobreza e de exclusão social.

Histórias de vida vão ser lidas e ouvidas, anonimamente, conhecendo apenas a capa do livro.

Para mais informações: https://www.eapn.pt/eventos/bibliotecasvivaslisboa/

 

 

 

Ficha de caracterização do projecto

11-12 Setembro de 2023 – 3ª Conferência Geografias Digitais: “Can Digital Technologies bring Hope to vulnerable Territories?”

As tecnologias digitais tornaram-se um tema importante para os estudos geográficos. Uma miríade de novos desenvolvimentos tecnológicos está a moldar os territórios e a alterar os processos sociais, económicos e políticos. As tecnologias digitais estão a criar várias oportunidades para os territórios do ponto de vista da mudança social, de novas formas de governação e de novos modelos económicos de negócio. No entanto, as tecnologias digitais também suscitaram várias preocupações. Por um lado, as desigualdades existentes aprofundaram-se em resultado do desenvolvimento tecnológico. Por outro lado, estão a surgir novas clivagens digitais.

 

Para mais informações: https://ceg.ulisboa.pt/digitalgeographies/

 

Ficha de caracterização do projecto

“O nosso KM2”

Fundação Calouste Gulbenkian

Missão
Contribuir para promover uma comunidade inclusiva, dialogante, proactiva e solidária, resolvendo problemas sociais complexos através de um modelo de governação integrada.

Objectivos Gerais

Contribuir para a construção de uma cultura de comunidade participativa e actuante seguindo os moldes da Governação Integrada.

Objectivos Específicos

promover a qualidade de vida da população residente na freguesia, através do estímulo e desenvolvimento de redes de cooperação regular e consistente entre instituições locais (públicas e privadas) e a própria população, agindo de forma integrada de modo a responder aos desafios que se apresentam à comunidade.

Ficha de caracterização do projecto

“+Skillz – E5G”

Associação Mais Cidadania

Missão

Desempenhar um trabalho complementar ao universo escolar formando e capacitando as crianças e jovens através de métodos de educação não formal.

Objectivos Gerais

Promover a inclusão social das crianças e dos jovens residentes na Baixa-Chiado/Bairro Alto.

Objectivos Específicos

Trabalhar em conjunto com os jovens no desenho de projectos de vida, centrando-se no percurso escolar e trabalhar com as famílias no desenvolvimento de competências e procura de emprego.

Ficha de caracterização do projecto

“Há escolhas no bairro”

Mediar - Associação Nacional de Mediação Sócio-Cultural

Missão

Promover o diálogo intercultural através da mediação, visando os valores da convivência, tolerância e solidariedade entre diferentes culturas, comunidades e pessoas, com o fim de favorecer a inclusão social e uma maior abertura à diversidade.

Objectivos Gerais

Promover o sucesso escolar das crianças e dos jovens residentes nos territórios de intervenção.

Objectivos Específicos

Diminuir as tensões culturais existentes e promover o diálogo intercultural.

Ficha de caracterização do projecto

“Bola P’ra Frente”

Associação Nacional de Futebol de Rua

logo Bola P´ra Frente

Missão

Desenvolvimento de actividades socio-desportivas fundadas em modelos de educação não formal e formal, recorrendo a metodologias cognitivo-comportamentais, de base comunitária e psicossocial de modo a prevenir e minimizar situações de pobreza, exclusão, abandono e insucesso escolar.

Objectivos Gerais

Promover a melhoria das competências dos jovens dos 11 aos 24 anos residentes no Bairro Padre Cruz, com percurso marcado por absentismo ou insucesso escolar e problemas de pobreza ou exclusão social, através de metodologias de intervenção socio-desportivas

Objectivos Específicos

  • Promover o sucesso escolar de pelo menos 40 crianças e jovens, do Bairro Padre Cruz, através do desenvolvimento das suas competências psicossociais e do reforço das competências parentais de, pelo menos, 30 dos seus familiares, ao longo dos 3 anos de projecto;
  • Facilitar oportunidades de educação/formação formal e/ou profissional, a empregabilidade e o desenvolvimento de capacidades empreendedoras de, pelo menos, 20 jovens, entre os 14 e os 24 anos, do Bairro Padre Cruz, durante os 3 anos de projecto;
  • Promover a capacitação em tecnologias de informação e comunicação de 100 crianças e jovens e de 50 familiares e/ou outros agentes do Bairro Padre Cruz, durante os 3 anos de projecto.
Ficha de caracterização do projecto