A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza no seu âmbito de intervenção, quer nacional, quer europeu, privilegia as dimensões de análise e investigação como formas estruturais de obter os diagnósticos e as informações necessárias ao bom desenho, implementação e avaliação de políticas de combate à pobreza e à exclusão. Assim, e nesta linha de actuação estratégica, a EAPN Portugal sempre defendeu e procurou disseminar a necessidade de se criarem Observatórios locais, nacionais e europeus de luta contra a pobreza que pudessem, partindo de diferentes abordagens instrumentais e metodológicas, colaborar activamente para a erradicação da pobreza e da exclusão social.

É no seguimento desta ambição que, em Julho de 2006, a EAPN Portugal celebrou um protocolo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), para a montagem e o desenvolvimento de um Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa.

A definição e construção deste Observatório tem como objectivo principal contribuir para o conhecimento da realidade socioeconómica da cidade de Lisboa através da adopção de metodologias e construção de instrumentos diversos que permitam apoiar a tomada de decisões estratégicas e a adopção de medidas concretas destinadas à inserção de pessoas socialmente desfavorecidas, estimulando e promovendo projectos e medidas que visem o reforço de dinâmicas de desenvolvimento local e de trabalho em rede.

Pretende também constituir-se como um projecto-piloto apto a ser disseminado e adoptado por outros concelhos e / ou dimensões territoriais.