10 de fevereiro de 2024 – Inauguração da exposição “20 Caminhos na Voz de Migrantes”.

Inauguração da Exposição | 20 caminhos na voz de migrantes

Data: 10 de fevereiro, 17h

Local: Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa

Entrada livre.
Inscrições por e-mail para: projetopportunities@eapn.pt

 

Exposição que resulta do Projeto Opportunities (https://www.opportunitiesproject.eu/), desenvolvido pela EAPN-Portugal.

Ao longo de 2022 e 2023 foi possível, através da metodologia das Cross Talks (Conversas Cruzadas), recolher um conjunto de histórias de migrantes que escolheram Portugal para viver e aqui constroem os seus percursos de inclusão. Os migrantes partilham as suas experiências, as suas aspirações e sonhos e o que esperam da sociedade que os acolhe.

 

Para mais informações, consultar: https://www.eapn.pt/eventos/exposicao-20-caminhos-na-voz-de-migrantes/

Ficha de caracterização do projecto

7 de dezembro de 2023 – Seminário Final Projeto Conselho Local de Imigrantes

No dia 7 de dezembro de 2023, na Sala 3 Fundação Calouste Gulbenkian, vai ter lugar o Seminário final do Projeto Conselho Local de Imigrantes, promovido pela EAPN Portugal. Será ainda uma oportunidade para conhecer o “Manual de Recomendações de Políticas Públicas” e a “Revista Rediteia nº55 – Migrações”, editada pela EAPN.

23-24 de novembro de 2023 – III Fórum Nacional Contra a Violência Doméstica

Nos dias 23 e 24 de novembro, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género organiza, no Auditório da Direção Nacional da Polícia Judiciária, o III Fórum Nacional Contra a Violência Doméstica, sob o tema “O papel da justiça na prevenção e combate à violência doméstica e na construção de uma relação de confiança entre a sociedade e as respostas do Estado”.

 

Para mais informações, consultar: III Fórum Nacional Contra a Violência Doméstica – Iniciativas Nacionais (cig.gov.pt)

20 de novembro de 2023 – Luto em Memória das Vidas de todas as Pessoas Trans e de Género Diverso

No Dia da Memória Trans (Dia 20 de novembro), pelas 18.30h, no Jardim da Cerca da Graça, em Lisboa, realizar-se-á uma homenagem em memória das vidas de todas as pessoas #trans e de género diverso que morreram vítimas do estigma, preconceito, violência, opressão e marginalização por parte da sociedade transfóbica.

A vigília irá incluir:
Leitura dos nomes das pessoas trans que morreram
Microfone aberto
Minuto de silêncio
Organizado em colaboração com:
@a.teia.plataforma
@associacaoanemona
@plataforma.transparente
@sintrafriendly
@opusdiversidades
@clubesafo
Panteras Rosa

@apidentidade

 

20 de novembro de 2023 – OA assinala o 64ª Aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Criança

A Ordem dos Advogados (OA) vai assinalar o 64º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas n.º 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959, promovendo um conjunto de iniciativas que terão lugar no próximo dia 20 de novembro (Dia Universal dos Direitos das Crianças), na sede da OA, em Lisboa.

 

Para mais informações, consultar: https://portal.oa.pt/comunicacao/noticias/2023/11/aniversario-da-declaracao-universal-dos-direitos-da-crianca/

8-9 de novembro de 2023 – É UM CONGRESSO, Housing First & Harm Reduction

No âmbito da celebração do 22º aniversário da CRESCER e do 10º aniversário do projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First, realiza-se o evento “É UM CONGRESSO, Housing First & Harm Reduction”, na Nova SBE, em Carcavelos, de 8-9 de novembro.

 

Para mais informações: https://eumcongresso.pt/

17 de outubro de 2023 – Big Meeting 2.0 – Os primeiros anos contam! E agora?

A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso organiza o debate “Big Meeting 2.0 – Os Primeiros Anos Contam! E agora?” (https://primeirosanos.com/big-meeting-2-2/), que tem lugar na Fundação Gulbenkian, no dia 17 de outubro de 2023.

Na conferência serão apresentadas e debatidas as conclusões do “Estudo das Perceções da População Residente na Cidade de Lisboa sobre a Importância dos Primeiros Anos de Vida no Desenvolvimento da Criança (0-6)”, da responsabilidade do Instituto Superior de Saúde (ISAVE).

Também pode seguir o evento em: https://www.youtube.com/watch?v=tRu59dJkRvo

17 de outubro de 2023 – 28 de abril de 2024: Habitar Lisboa

Na Garagem Sul | Centro de Arquitetura, do CCB, de 17 outubro de 2023 a 28 abril de 2024, está patente a  exposição Habitar Lisboa que  procura apresentar algumas das mais carismáticas estratégias arquitetónicas de habitação levadas a cabo na cidade ao longo de 50 anos de democracia.

 

Para mais informações: https://www.ccb.pt/evento/habitar-lisboa/2023-10-18/

10-12 outubro de 2023 – 9.ª edição da ‘Portugal Smart Cities Summit’

Realiza-se, entre os dias 10 e 12 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a 9.ª edição da ‘Portugal Smart Cities Summit’. Contará com a participação de autarquias, entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, universidades, centros de investigação, empresas e ‘startups’ tecnológicas.

Para mais informações: https://www.forumdascidades.pt/content/9a-edicao-da-portugal-smart-cities-summit