Uma em cada dez crianças chumba ou deixa a escola

Quase uma em cada dez crianças portuguesas chumbou ou abandonou a escola antes de terminar a escolaridade obrigatória. De acordo com dados dos Anuários Estatísticos Regionais do Instituto Nacional de Estatística ( INE) relativos a 2009/ 2010, a taxa de retenção e desistência no ensino básico é de 7,9%, percentagem que sobe para os 13,8% no 3 º ciclo. A Madeira apresenta piores resultados, enquanto o Norte apresenta o melhor desempenho no básico.
A Madeira regista uma taxa de retenção/ desistência no ensino básico de 11,8%. Seguem- se os Açores, com seis ilhas ( Flores, Terceira, Santa Maria, Pico, São Miguel e Faial) com taxas entre 10,8 e 12,9%. No território continental surgem as sub- regiões da península de Setúbal ( 10,3%), Alentejo Litoral ( 9,8%) e Grande Lisboa ( 9,3%). No lado oposto surge o Norte com uma taxa de retenção/ desistência na casa dos 6,2%.
Ao nível do Ensino Secundário, as diferenças não são muito significativas. O Norte é a região com maior taxa de transição e conclusão do País ( 83%), enquanto a Região Autónoma dos Açores é a que apresenta resultados mais baixos ( 74,5%). De frisar que, Superior, Portugal tinha no ano passado, uma média de 14,4 diplomados em áreas científicas, por cada mil habitantes dos 20 aos 29 anos ( verciência e tecnologia). As regiões de Lisboa ( 21,3%) e do Centro ( 15,7%) registavam os valores mais elevados.