Santa Casa da Misericórdia quer 100 novos negócios por ano

A Santa Casa da Misericórdia pretende ajudar mais de 100 pessoas por ano a criar empresas com recurso ao microcrédito e quer estes novos negócios com uma taxa de sucesso próxima dos 100 por cento.

Entre meados de 2006 e o final de 2009, a instituição apoiou cerca de 200 pessoas a criarem o seu próprio negócio, revelou o vice provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), António Santos Luiz, em entrevista à agência Lusa.

A taxa de sucesso destas empresas ronda os 60 por cento, “que é muito acima dos restantes setores da actividade”, sublinha.

“Isto leva-vos a concluir que o empreendedorismo social é um desafio com futuro. Temos ainda de desenvolver um apoio mais forte, para que a taxa de sucesso se aproxime o mais possível a 100 por cento”, adianta Sousa Luiz.

Criado há mais de um ano, o departamento de empreendedorismo e economia social da SCML pretende incentivar à criação de emprego próprio, depois de identificadas pessoas que mostrem sentido de responsabilidade, espírito empreendedor e capacidade de gerir um negócio.