Orçamento Participativo de Lisboa: são mais de 200 projectos, que vão a votos . Votação começa 5ª feira

Construção de cerca de 40 quilómetros de pistas cicláveis, qualificação do Largo do Coreto em Carnide, realização da iniciativa de arte urbana Pop Up Lisboa 2010. Estas são apenas algumas das propostas que, em anos anteriores, ganharam vida graças ao Orçamento Participativo da capital. Este ano, a competição promete ser igualmente diversificada.

No site oficial da iniciativa ( http:// lisboaparticipa. cm-lisboa. pt) podem ser encontrados projectos que vão desde a criação de um centro cultural e cívico na zona de Telheiras à reabilitação integral do miradouro do Jardim da Estrela, passando pela transformação de um prédio devoluto, totalmente municipal, na Casa dos Pianos – um espaço de lazer, produção artística e experimentação musical aberto a todos.

A votação vai decorrer online, mas nem por isso é obrigatório ter Net em casa para ter uma palavra a dizer. Isto porque a Câmara Municipal de Lisboa vai organizar várias assembleias de votos, ou seja, espaços onde vão estar disponíveis computadores com acesso à Internet e funcionários credenciados para auxiliarem os cidadãos que queiram participar no Orçamento Participativo.

Certo também é que vai haver mais do que um feliz contemplado, já que, ditam as regras, nenhum projecto pode ultrapassar o milhão de euros, de modo que os cinco estipulados como limite contemplem várias ideias.