Orçamento Participativo de Lisboa: 228 projectos a candidatura e cerca de 18 mil votos

Foram quase 18 mil os cidadãos que votaram no orçamento participativo (OP) da capital, cujos resultados são conhecidos esta semana. Ao todo, são cinco os milhões disponíveis para concretizar os projectos vencedores – um valor que pode diminuir já na próxima edição da iniciativa ( vercaixa).

No ano passado, os votantes tinham sido 11 570. Este ano foram 17 887. O valor é um recorde em todas as edições do OP, que todos os anos tem contado com cinco milhões de euros para realizar os projectos vencedores, que, individualmente, nunca superam um investimento de um milhão.

Nesta edição, foram 228 os projectos em votação, resultantes de 808 propostas. Em votação, durante o mês de Setembro, estiveram ideias como a criação de um espaço municipal destinado à prática de ténis de mesa, a melhoria das condições de acessibilidade pedonal em parte do trajecto do eléctrico 28 ou a instituição de um projecto de intercâmbio entre Lisboa e Zagreb (Croácia).

Há cerca de um ano, a verba de cinco milhões de euros foi destinada a sete projectos, encabeçados pela construção de um campo municipal de râguebi, num investimento de cerca de 900 mil euros. Esta semana, são conhecidos os vencedores deste ano. Serão tantos quanto a soma de cinco milhões de euros o permitir.