Número de familias que deixou de pagar o crédito à habitação é de quase 150 mil

O número de familias que deixou de pagar o crédito à habitação é de quase 150 mil. A revelação de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal é hoje divulgada pelo Diário de Noticias e pelo Jornal de Notícias.
Em Julho de 2012, as familias que deixaram de pagar a casa aos bancos ultrapassou as 150 mil. Desde então, esse número começou a baixar mas a partir de março deste ano voltou a subir, aproximando-se novamente das 150 mil. Só este ano entraram em incumprimento mais de 4 mil famílias.
Um outro dado que ilustra as dificuldades de muitos portugueses para terem as contas em dia: em média o fisco está a penhorar 189 casas por dia.
Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco, diz que o aumento do número de familias que deixaram de pagar o crédito à habitação não a surpreende. A associação de defesa do consumidor já tinha dados que apontavam para o esvaziamento das bolsas de cada vez mais familias.
A dirigente da Deco adianta que a situação é agora mais grave do que no inicio da crise, em lembra que quem ajudou os familiares em 2008 agora também já não tem condições para o fazer.