Lisboa é a quarta cidade da Europa que mais sofre com a pobreza

Lisboa é a quarta cidade europeia onde a pobreza é um dos problemas mais consensuais. Segundo o novo eurobarómetro sobre qualidade de vida nas cidades publicado ontem, a capital portuguesa surge apenas atrás das capitais Budapeste e Riga, e da cidade húngara Miskolc. Associados estão problemas crescentes como a dificuldade em pagar contas ou os preços das casas.

Lisboa está entre as cidades onde os residentes têm mais dificuldades em resolver as facturas do final do mês – 67% dos inquiridos nesta análise da Comissão Europeia admitem ter dificuldades. A percepção de que falta emprego é um dos cenários mais comuns – só em seis cidades mais de metade dos habitantes dizem ser fácil encontrar trabalho. Em Lisboa, apenas 14% dos inquiridos acham fácil encontrar emprego.

Os inquéritos foram conduzidos em Novembro de 2009 em 75 cidades. Em Portugal participaram 1000 habitantes, de Braga e Lisboa. As cidades portuguesas foram das que mais destacaram o acesso a serviços de saúde como um sector a melhorar. Já problemas como a poluição levantam menos preocupações em território nacional, ao contrário das cidades italianas, onde a poluição do ar é vista como um problema grave pela maioria dos habitantes, o mesmo para a poluição sonora em capitais como a grega.

Na análise abordaram-se ainda temas como a segurança ou a beleza das ruas. Só 47% dos lisboetas dizem estar contentes com a decoração urbana, num campeonato onde as mais bonitas, segundo os inquiridos, são Oviedo, Estocolmo e Groningen. Lisboa figura ainda como segunda capital europeia mais insatisfeita com os espaços verdes disponíveis.