Lisboa é a cidade capital mais envelhecida da Europa

Lisboa já não é menina e moça

Lisboa é a cidade capital mais envelhecida da Europa, onde 71% da população residente, com mais de 50 anos, é reformada.
Um estudo europeu que compara vários países e cidades da Europa foi hoje apresentado e coloca em evidência estes dados para concluir que Lisboa é uma cidade cujo índice de envelhecimento activo não chega aos 6 pontos contra os quase dez pontos da Suécia.

Por isso, é uma Lisboa envelhecida que o sociólogo Manuel Villaverde Cabral foi encontrar neste inquérito europeu trabalhado pelo Instituo do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. Temos, deste modo, um retrato de Lisboa como uma cidade de avozinhas.

Para o sociólogo, Lisboa é “uma cidade de senhoras de idade” e que enfrenta uma desertificação urbana ao perder habitantes jovens, um processo que já dura há mais de 30 anos e “haveria muita coisa que deveria ter sido feita” que agora já não vai a tempo.

O envelhecimento é um caminho sem retorno, daí que sejam importantes as redes (formais e informais) de apoio e cuidadores, possíveis devido aos rendimentos mais elevados dos idosos de Lisboa em comparação com o resto do país.

José Milheiro falou com coordenador do Instituto do Envelhecimento, Manuel Villaverde Cabral
Com estes dados na mão, o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, promete fazer uma cidade mais amiga dos idosos e dá como exemplo a substituição, nalgumas ruas, da calçada à portuguesa porque há lisboetas idosas com “medo de saírem à rua”.

Fernando Medina defende cidade amiga dos idosos
Para Fernando Medina uma cidade tem que adequar as ruas e equipamentos à idade da população e em Lisboa os residentes são em larga maioria idosos.