Governo apoia contratação de 35 mil desempregados

Governo apoia contratação de 35 mil desempregados
Esta medida activa de emprego, chamada ‘ Estímulo 2012’, terá uma dotação de 100 milhões de euros, “baseada em grande medida no orçamento do Fundo Social Europeu”, e visa combater o desemprego de médio e de longo prazo, que “tem uma expressão particularmente intensa em Portugal”, acrescentou.
Pedro Silva Martins referiu que essa medida tem as vertentes da formação e da empregabilidade, e que o apoio financeiro às empresas “rondará os 420 euros por desempregado por mês”. Os pormenores finais da medida” estão a ser discutidos em Concertação Social.
O ministro reconheceu que “não se prevê que seja muito positiva” a evolução do desemprego em 2012, esperando um aumento da taxa de 12,4% para 13,4%. No entanto, referiu, “há muitos postos de trabalho que estão a ser criados” em Portugal.
“Estão a ser criadas 80 mil novas vagas de emprego por mês”, garante Pedro Silva Martins, “o que significa que há oportunidades que surgem e que podem ser aproveitadas pelos jovens que estão à procura de um emprego. Há muitas perspectivas, nomeadamente para aqueles que tenham bons resultados, que procurem com ardor e intensidade as diferentes alternativas que o mercado de trabalho disponibiliza”, acentuou.