Casais desempregados quase triplicam em cinco meses

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) revela que no final de Fevereiro os casais desempregados eram 4.369, o que representa um aumento de 185,5% face a Outubro (1.530) e uma subida de 5,2% em relação a Janeiro (4.152).

Este "aumento poderá não reflectir ainda um crescimento do desemprego nestas situações, mas sim um maior número de casos registados", isto tendo em conta que o IEFP só passou a recolher desde Outubro de 2010 informação relativa à situação laboral do cônjuge, identificando o número de casais em que ambos estão registados como desempregados na área de residência, explica o instituto.
.
No final de Fevereiro, estavam registados nos centros de emprego do continente 531.266 desempregados, dos quais 50,7% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 269.447.

Em Janeiro, o total de desempregados registados era de menos 5%, ou seja, 533.980 inscritos.

Apesar do decréscimo do desemprego registado face ao mês anterior, o instituto salienta o crescimento de 9,8% das união de facto, em resultado da actualização continuada dos registos no que diz respeito ao estado civil do desempregado