Bruxelas prevê taxa de desemprego para Portugal de 15,5% em 2012

"No último trimestre de 2011, a situação do mercado laboral deteriorou-se consideravelmente, com o emprego a encolher 2,5 por cento em relação ao trimestre anterior e a taxa de desemprego a atingir os 14 por cento", lê-se no relatório da Comissão.
"A taxa de desemprego subiu para 15 por cento em fevereiro, e deverá aumentar mais ainda este ano", preveem ainda os técnicos de Bruxelas.
Num anexo ao seu Documento de Estratégia Orçamental, o Governo divulgou projeções de uma taxa de desemprego de 14,5 por cento este ano e 14,1 por cento no próximo.
No entanto, estas previsões vão ser revistas no início do junho. O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse esta semana no Parlamento que o aumento do desemprego está a ser superior ao que seria de esperar tendo em conta a diminuição da atividade económica, e que por isso o Governo ia fazer uma nova análise aos números do mercado do trabalho para elaborar novas previsões.
Todos estes valores são médias anuais, e referem-se ao desemprego na definição do Eurostat – que é ligeiramente diferente da taxa oficial calculada pelo Instituto Nacional de Estatística.
Nas suas previsões de primavera, a Comissão prevê que a economia portuguesa encolha 3,3 por cento este ano e cresça 0,3 por cento em 2013.