Primeiro-Ministro Britânico (Gordon Brown) apela à criação de aliança humanitária para cumprir Objectivos do Milénio

O primeiro dos oito Objectivos do Milénio é reduzir para metade, até 2015, a proporção daqueles que vivem com menos de um dólar por dia.

Brown denunciou a lentidão dos progressos na luta contra a pobreza e afirmou que alguns países não estão a cumprir as suas obrigações.

Para mudar a situação, pediu aos governos, às grandes empresas, aos investigadores e aos profissionais de saúde que juntem esforços no âmbito de uma coligação para a justiça. O modelo é o Peace Corps, uma organização de voluntários criada nos anos 60 pelo Presidente norte-americano John Kennedy.

Brown disse ainda que os dirigentes de doze países, entre eles o Reino Unido, França, Japão, Alemanha, Espanha, Índia e Brasil, assinaram um apelo comum para uma "acção urgente".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou "a importante iniciativa" de Brown.

"Faremos tudo o que pudermos para apoiar o programa do primeiro-ministro Brown, nomeadamente no âmbito da reconstituição dos fundos da associação internacional para o desenvolvimento, que tem um papel determinante junto dos países mais pobres", comentou Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial, em comunicado.