Preços dos alimentos “vão duplicar até 2030”

Metade do aumento do preço dos cereais será causado pelas alterações climáticas, prevê a Oxfam, organização que aproveita para apelar aos líderes mundiais para melhorarem a regulamentação do mercado e investir num fundo climático global.

“O sistema alimentar deve ser revisto se quisermos ultrapassar os desafios cada vez maiores das alterações climáticas, aumento de preços e escassez de solos, água e energia”, comentou Barbara Stocking, directora-executiva da organização, citada pela BBC.

De momento, há quatro regiões do planeta onde as dificuldades em alimentar as populações já se sentem com maior gravidade: Guatemala, Índia, Azerbaijão e África Oriental, de acordo com o relatório da Oxfam.

“Uma em cada sete pessoas no planeta passa fome todos os dias, independentemente da capacidade do planeta em alimentar todas as pessoas”, acrescentou Stocking. No topo da lista dos factores que levaram a este cenário, a organização coloca as alterações climáticas e apela à criação de um fundo climático global para “que as pessoas se possam proteger dos impactos do aquecimento global e que possam cultivar os alimentos de que precisam”.