Este ano será dado início à terceira fase do único estudo longitudinal qualitativo realizado em Portugal sobre o tema vulnerabilidades sociais.

O barómetro de pessoas que se encontram em situação vulnerável no concelho de Lisboa tem como finalidade compreender as dinâmicas de pobreza na cidade de Lisboa através da aplicação da metodologia de painel e de uma análise longitudinal qualitativa. Através da entrevista a cerca de 80 famílias que se encontram em situação de pobreza e/ou exclusão social, este estudo pretende acompanhar as mesmas famílias ao longo de 10 anos, analisando, deste modo, o impacto de políticas, medidas, programas e iniciativas promovidas pelo Estado e pela Sociedade Civil de combate à pobreza, permitindo igualmente tipificar os percursos de inclusão/exclusão, suas causas, processos e estratégias das famílias em situação de pobreza, monitorizando assim a evolução da pobreza em Lisboa.

É um estudo do Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Dinâmia’CET-IUL.

Conheça os resultados da 2ª edição do estudo

Conheça os resultados da 1ª edição do estudo