Desemprego diminuiu ligeiramente em Fevereiro para 11,1 por cento

O novo valor estimado para Portugal pelo serviço europeu de estatística é a primeira baixa após cinco meses seguidos em que a taxa esteve num máximo histórico desde que há registos, em 11,2 por cento, sendo a primeira baixa em mais de um ano. Em Fevereiro do ano passado, a taxa de desemprego registada pelo Eurostat era de 10,5 por cento.

O valor de Fevereiro relativo a Portugal reflecte uma ligeira descida do desemprego feminino, para 12,2 por cento (12,3 em Janeiro), enquanto o desemprego masculino se manteve em 10,2 por cento e o dos jovens até aos 25 anos em 21,3 por cento.

O valor hoje divulgado pelo Eurostat para Fevereiro coloca o desemprego ao mesmo nível dos 11,1 por cento que o INE divulgou a meio de Fevereiro relativos ao quarto trimestre de 2010, sendo de esperar um aumento ao longo deste ano, segundo a generalidade das previsões até agora divulgadas.

O desemprego português era assim o décimo mais elevado da UE e sexto da zona euro, cujas taxas eram respectivamente de 9,9 e 9,5 por cento, face a 10,0 e 9,6 em Janeiro. Estes valores correspondem a 15,75 milhões de desempregados na zona euro e 23 milhões na EU.

Em Espanha, que continua a ter a taxa mais elevada na Europa, o desemprego subiu de 20,4 para 20,5 por cento de Janeiro para Fevereiro.