Todos juntos para combater a pobreza

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, defendeu este sábado que é necessária a cooperação entre vários Ministérios para combater a pobreza de forma eficaz.

 

O ministro falava à imprensa no final de um Encontro sobre a Pobreza, organizado pela Comunidade Vida e Paz no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.

"Um assunto com esta dimensão não é resolúvel no espaço de um Ministério. Para combater a pobreza de forma eficaz e principalmente de forma persistente, nós precisamos de uma intervenção na área da educação, da saúde, da segurança social, que são da responsabilidade de Ministérios específicos", declarou Vieira da Silva.

"O que é importante é que eles (os Ministérios), depois, sejam capazes de cooperar no desenvolvimento de medidas que sejam úteis e eficazes na redução da pobreza, da exclusão e da melhoria do bem-estar", sublinhou.

O ministro apresentou, como exemplo de medidas «muito relevantes», a rede de cuidados continuados integrados, que classificou como "uma aspiração muito importante da melhoria das condições de vida dos idosos em situação mais frágil" e que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho.

Outro exemplo avançado foi a iniciativa "Novas Oportunidades", que considerou "fundamental para elevar a tal igualdade de oportunidades", que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho.