EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza – Entidade Promotora

A European Anti-Poverty Network – EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) é uma organização não-governamental fundada em 1990. Integrando 31 redes nacionais, em outros tantos países europeus, está presente em Portugal há mais de 20 anos (17 de Dezembro de 1991). Ao nível nacional, a EAPN Portugal é uma organização reconhecida como Associação de Solidariedade Social de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A acção da EAPN Portugal, com sede nacional no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A EAPN Portugal tem como principal missão congregar um vasto conjunto de organizações nacionais que trabalham quotidianamente no combate à pobreza e à exclusão social, tendo como principal objectivo colocar este tema no centro dos debates políticos a nível nacional e europeu, favorecendo a promoção de políticas favoráveis à erradicação da pobreza e à inclusão social.


Santa Casa de Misericórdia de Lisboa

Santa Casa de Misericórdia de Lisboa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é uma instituição penta-secular, de matriz católica, que assume como Missão contribuir, pela prática e difusão das obras de Misericórdia, para a promoção e dignificação de toda a pessoa humana, nomeadamente, para a melhoria das condições de qualidade de vida dos indivíduos e grupos e, dentro destes, com especial atenção para os mais pobres e carenciados.

A Instituição pauta a sua actividade pelos valores da ética, cidadania, e responsabilidade social, empenhando-se para que a sua acção contribua de forma significativa para o bem comum de população e colaboradores, para o progresso e coesão social.


MONTEPIO – Valores que crescem consigo

MONTEPIO – Valores que crescem consigo

A marca Montepio identifica uma associação mutualista (a maior do País), uma instituição financeira entre as líderes no plano nacional, um grupo sólido de empresas (serviços que vão dos seguros à gestão de centros residenciais) e um exemplo de como a economia pode ser colocada ao serviço da sociedade.

Montepio simboliza uma actividade alargada de âmbito mutualista e financeiro reconhecida pelos valores que a orientam, pela tradição de inovação, bom desempenho, conduta ética, responsabilidade social, solidariedade e modernidade. Apoiada em equipas jovens e motivadas, procura estimular uma cidadania activa, humanizar a protecção social, criar laços de solidariedade e prestar serviços a mais de 425 mil associados.

O apoio que o Montepio vem prestando ao Observatório, através da sua Fundação, é o reconhecimento de que a sua missão só será prosseguida se houver um conhecimento profundo e actualizado da realidade social envolvente.

Sabendo que para agir com responsabilidade social e para implementar os valores mutualistas precisamos de aprender com a comunidade, identificando os seus problemas e as suas potencialidades, esta colaboração terá que ser cada vez mais profícua e bilateral.