Lançamento da Campanha: “Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem.”

O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social (FNGIS) lançou ontem, em Lisboa, uma campanha de sensibilização contra a pobreza e a exclusão social.

Em Portugal, a pobreza atinge uma em cada cinco pessoas.Entre os grupos mais vulneráveis estão as crianças e os idosos (o risco de pobreza atinge 24 por cento da população infantil e 28 por cento da população idosa).

A campanha «Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem» surge no âmbito do Projecto «Isto inclui-me: da Participação à inclusão». O Projecto insere-se nos objectivos gerais do FNGIS e tem como parceiros a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto da Segurança Social. A Comissão Europeia e o Instituto da Segurança Social são financiadores do projecto.

Os principais objectivos do Projecto e da Campanha são contribuir para a sensibilização pública no âmbito da luta contra a pobreza e a exclusão social e realçar o papel dos cidadãos perante estes fenómenos.

A campanha «Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem» vai estar disponível em diversos suportes audiovisuais (rádio, televisão e imprensa), sendo ainda visível em cartazes, folhetos, postais e Internet.

O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social (FNGIS) surge no âmbito do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (Objectivo Comum 4 – Mobilizar o conjunto de intervenientes), constituindo-se como uma forma de promover a participação de todos os actores, no processo de elaboração e acompanhamento dos Planos Nacionais de Acção para a Inclusão.Todas as organizações nele representadas (actualmente 58) são de natureza não governamental.