Atlas Social de Lisboa e Conferência de decisão Euro-Healthy

O Observatório fez parte dos actores sociais escolhidos para fazer parte da conferência de decisão do projecto Euro-Healthy, realizada nos dias 26 e 29 de Maio, mais concretamente no eixo de intervenção denominado Ambiente Social e Económico.
Esteve também presente, no passado dia 26 de Junho, na Sociedade de Geografia, na apresentação do Atlas Social de Lisboa.

NOVOS DADOS – Atendimento Social SCML 2016 e Despedimentos Colectivos 1º trim. 2017

Encontra-se disponível a actualização de dados para o ano 2016, de diversos indicadores relativos ao atendimento social prestado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta informação está acessível por freguesia e por trimestre, desde o ano 2008 até 2016. Também poderá encontrar os dados dos despedimentos colectivos do concelho e distrito de Lisboa do 1º trimestre 2017.

Novos Dados: Prestações Sociais (ano 2016 e 1º trim. 2017)

Encontram-se disponíveis dados actualizados das Prestações Sociais, nomeadamente, Prestações Desemprego, Rendimento Social Inserção, Complemento Solidário Idosos, Abono Família, referentes ao ano 2016 e 1º trimestre 2017. Analise a série cronológica disponibilizada desde o ano 2008 até ao presente, por Portugal, Área Metropolitana Lisboa, Distrito Lisboa, Concelho e Freguesias de Lisboa.

Exposição Fotográfica RE-FLECTERE

Patente no Centro de Documentação do Edifício Central do Município (Campo Grande, 25), de 26 de Abril a 15 de Maio. A sessão de inauguração, para a qual estão todos convidados, decorrerá no dia 26 de Abril pelas 17h.
RE-FLECTERE propõe-nos uma reflexão sobre a sociedade e a humanidade que queremos. É uma forma de nos refletirmos nos outros, dissolvendo a barreira que nos impede de ver claramente os problemas e as necessidades alheias.

NOVOS DADOS: inscritos nos CE 4º trim 2016, Sobreendividamento, População apoiada pela AMI e BAL

Encontram-se disponíveis no separador Retrato de Lisboa//Lisboa em Números, novos dados relativos ao 4º trimestre de 2016 e ao total do ano, nomeadamente, desempregados inscritos nos centros de emprego; pessoas que se dirigiram ao gabinete de apoio ao sobreendividado da DECO; Pessoas e famílias apoiadas pelo Banco Alimentar de Lisboa e ainda dados relativos à população apoiada pela Amnistia Médica Internacional (AMI).

Como medir a pobreza? A criação de índices compósitos. O caso do Índice de Precariedade Social de Lisboa.

Este encontro que irá decorrer no dia 1 de Fevereiro no ISEG, pretende discutir as decisões metodológicas na construção de índices compósitos relacionados com a medição do desenvolvimento social, debatendo especificamente o Índice de Precariedade Social de Lisboa, instrumento criado pelo Observatório com a consultoria do Professor Carlos Farinha Rodrigues.

NOVOS DADOS: Atendimento Social SCML e Educação

Encontram-se disponíveis no separador Retrato de Lisboa//Lisboa em Números, novos dados sobre Atendimento Social na SCML, bem como, actualização de informação referente ao Número de Estabelecimentos de Ensino e Número de Alunos Inscritos, bem como, Acção Social Escolar.

Grupo focal CICS.NOVA

No âmbito do estudo “Inquirição aos Munícipes e Principais Agentes da Cidade de Lisboa: Qualidade de Vida e Governação Urbana” que a CML solicitou ao CICS.NOVA/FCSH-UNL, o Observatório foi convidado a participar no grupo focal sobre as dinâmicas sociais e urbanas associadas à Habitação e à Intervenção Comunitária.