150 milhões de euros para projetos de inovação social

A medida será financiada com fundos europeus. Destina-se a financiar iniciativas, entidades e sociedade civil focadas na resolução de problemas sociais.

Portugal vai destinar 150 milhões de euros, oriundos de fundos comunitários, em projetos de inovação social.

Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, explica que a inovação deve ser uma preocupação não apenas das empresas, mas de todos.

Inovação social é um missão de todos, diz Maria Manuel Leitão Marques
A ministra da Modernização Administrativa sublinha que não se trata de privatizar a função social do Estado, mas de procurar novas soluções para os problemas. Um caminho que já está a ser feito em Portugal, garante a ministra, que dá o exemplo de um projeto já a dar frutos.

A ministra refere que é preciso encontrar novas soluções para os problemas sociais
São, ao todo, 150 milhões de euros destinados a quatro tipos de projetos. No dia 15 de julho abrem as primeiras candidaturas que correspondem a um pacote de 15 milhões de euros. A ministra esclarece quem se pode candidatar.

A ministra esclarece quem se pode candidatar
Neste âmbito o governo vai assinar um protocolo com a Fundação Gulbenkian. É lá que esta quinta-feira, centenas de investidores institucionais, líderes políticos e representantes dos principais fundos de investimento social vão estar reunidos para discutir o financiamento da resolução de desafios globais, como a crise dos refugiados, às alterações climáticas ou o acesso à educação.

É no encontro anual do Global Social Impact Investment Steering Group (GSG) (organismo que lidera o desenvolvimento do setor de investimento social a nível mundial) onde vão ser apresentadas várias iniciativas governamentais para a inovação social dos países do G8 e do grupo alargado de cinco países que incluem Portugal, Índia, México, Brasil e Índia.